sexta-feira, 16 de março de 2012

Debate Universitário: FÉ e RAZÃO

Aconteceu, no CINE TEATRO da Universidade Federal do Piauí, o encontro universitário  que teve como tema “ Criação e Evolução: Dialogo entre Fé e Razão”.Iniciou- se com um breve histórico da cruz dos jovens, feito pela professora Lourdinha, explanando como a cruz iniciou a peregrinação e a importância de sua passagem.  Formou-se em seguida a mesa, composta pelo Professor Jose Pimentel de Lima, Prof. Paulo Humberto Nunes, Prof. e PE. Wellistony Viana, Prof. e PE Clodomiro de Sousa e Silva,  Prof. Gerson Albuquerque e a professora coordenadora do evento Ana Beatriz Ferraz.

                  A perspectiva científica,iniciou-se  com o prof. Jose Pimentel de Lima que colocou as leis da natureza como modelos experimentais, e explícitas como as leis de Newton. “ As leis físicas e a ciência nos propiciaram uma grande evolução tais como computadores, TVs, carros. Entretanto, a evolução é aleatória. Portanto, Deus não e um expectador passivo e nem um Deus controlador. Ele nossa daria a permissão para nos tornar-se livre arbítrio. Mesmo que se tenha total conhecimento das características individuais de cada partícula, ainda assim existe um conjunto enorme a ser estudado. Por isso, creio em um Deus Salvador, preocupado com a evolução e garantidor do livre arbítrio não vendo incompatibilidade entre a Fé e as leis físicas, como a teoria do caos.” 


Para o professor Paulo Humberto, busca-se encontrar a verdade através do uso da razão e da fé.  Abordou inicialmente os termos criação, criacionismo,evolução e evolucionismo.  “Se pode harmonizar a razão e a Fé, pois estas se complementariam,por exemplo,o que o Gênesis diz faça a luz é o big flash. Não há conflitos entre ser cientista e fiel a Deus, e a mente deve abarcar a ambos, a ciência não á ameaçada por Deus,  ele a completa e Deus também não é ameaçado pela ciência, ele a possibilita.”

Na expectativa filosófica e teleológica,“ o prof. Wellinston fala que a criação significa Deus. A evolução pressupõe a criação. Se não fosse assim não existiria o mundo e não haveria evolução”. Segundo o Padre Clodomiro, “toda a Fé crista repousa sobre a certeza que Deus criou tudo. A certeza é Deus. Deus é o criador de tudo”.

            Um momento de grande emoção e fé, foi a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora ao Cine Teatro da UFPI. 

Texto: Luíza Cruz
Fotos: Lorena Castelo Branco 
Edição: Thalita Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário