sexta-feira, 16 de março de 2012

Via Sacra emociona público nas ruas do bairro Vermelha

Após dezenas de ensaios, o grupo de teatro Angellus, do grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, tendo por direção Rainier Ferraz e Franca Sandro, apresentou nesta quinta-feira (15), após a Santa Missa celebrada na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a Via Sacra pela ruas das proximidades.
Tal encenação contou com o elenco de mais de 20 jovens, tendo o jovem João Paulo Gabriel, protagonizado Jesus Cristo, Klehilo Campelo como Pilatos, Samara Brito com o papel de Maria, dentre outros.



A Via Sacra teve início e fim na praça da igreja, tendo passado pela Avenida Barão de Gurguéia, Avenida Pedro Freitas, Comunidade Prainha e Avenida Walter Alencar. Ela constou da encenação das 14 estações trazendo consigo um grande diferencial, uma verdadeira chuva de graças, que em momento algum desanimou o elenco ou aqueles que participavam assistindo.



As estações foram realizadas nas ruas, chamando a atenção de curiosos, católicos ou não, mas que se sentiram atraídos pelo chamado de Cristo, pois quem assistia de suas casas sentia como se estivesse vivenciado o real momento que ocorreu a mais de 2.000 anos atrás.
Assim definiram o sentimento de presenciar a Via Sacra encenada nas ruas duas moradoras do bairro São Pedro, Suzana e Carol, que estavam em suas casas e saíram para prestigiar : “ É uma surpresa para nós, sempre iremos lembrar disso, até porque quando é carnaval todos lembram, tem lugares que o carnaval dura duas semanas, mas a semana Santa, que só é uma, ninguém respeita”.



Tentando escolher os melhores momentos, difícil tarefa para quem assistiu as 14 estações da Via Sacra, pode-se resumir três momentos que arrancaram do público lágrimas de emoção.
A primeira e segunda estação, que aconteceram ainda na praça, nas quais Jesus é condenado à morte por Pilatos e Jesus carrega a sua cruz, surpreenderam o público presente pela verossimilhança em que foi encenada pelos atores. O momento em que Jesus é preterido por Barrabás e aquele em que Jesus sofre nas mãos dos soldados de Pilatos geraram uma verdadeira comoção daqueles que assistiam.
Segundo momento, de igual emoção, ocorreu com a sexta estação, em que Verônica enxuga a face de Jesus. Tal momento teve a atriz Ana Gabriela mostrando em um pano a face de Jesus formado pelo sangue e uma breve apresentação cantada.
Por fim, as estações 10, 11, 12, 13 e 14  que encerraram a Via Sacra, as quais também  aconteceram na praça, proporcionaram aos jovens e a todos que assistiam, sentir-se na Via Sacra, como se gritassem por dentro a injustiça que Jesus sofria ao morrer na cruz para salvar-nos.
Definição melhor não há, senão aquela proferida nas palavras do Padre Antônio Cruz aos atores da via Sacra, nas quais ele disse sentir-se em Jerusalém, reiterou afirmando ter vivenciado o momento em que Jesus sofreu na cruz, e por fim desabafou que se sente muito feliz em ser padre deles.
É com as palavras do Padre Antônio Cruz que se relata o espetáculo que foi a Via Sacra.  Mais do que uma simples encenação, a fusão da arte e da realidade, transbordando no verdadeiro amor de Cristo, assim pode-se dizer, a juventude Católica nunca esteve tão firme em sua fé.

2 comentários: