quinta-feira, 22 de março de 2012

Missão Jovem na cidade de Valença.

Na manhã do dia 18, mesmo com a programação de sábado do Bote-fé Teresina, os jovens, ainda que cansados, saíram em missão para Valença. Muito deles, como o jovem Edvaldo Dias, da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, nem dormiram, e foram direto para o Carmelo onde se iniciou a preparação para a missão.
No Carmelo, que se deu inicio por volta de 01:00 hrs da madrugada, após as irmãs enclausuradas rezarem pela juventude , às 05:00 hrs da manhã, foi rezado um ofício e com muita música esses jovens recarregaram suas forças para irem em missão à Valença com a saída da Cruz Peregrina.
Antes de chegarem, os jovens tiveram uma parada em Monsenhor Gil para tomar café e de lá seguiram para Valença.
A chegada da Cruz Peregrina na cidade foi recebida com muita alegria e festa. A comunidade reunia-se em carreta para acompanhar a passagem da cruz e a chegada dos jovens.
Todos os jovens que foram em missão foram muito bem recebidos pela comunidade que os esperavam ansiosos para acolhê-los em suas casas.
Pessoas, como dona Maria José e Vilma, preparam um almoço todo especial aos jovens, oferecendo-lhes mais do que um simples almoço e um lugar para descansar, mas sim verdadeiro exemplo de amor, caridade, partilha.
Às 14 hrs , alguns jovens se reuniram na igreja de São Francisco e outros na Igreja Matriz para receberem as orientações da missão. Na igreja de São Francisco quem orientou os jovens foi o padre Valdeci, que pediu aos jovens que estes fossem como São Francisco, fizessem missão com atos e assim trouxessem mais jovens para a igreja, e não coinscidentemente este era o lema utilizado na camisa do Bote-fé Valença: “ Jovem, faça como São Francisco, bote-fé.”
Após as instruções, os jovens partiram em missão pelas casas das ruas das proximidades levando a todos um pouco da palavra de Deus. Lá eles conversaram, fizeram leituras bíblicas e cantaram e em diversas casas tiveram a sorte de encontrar jovens e desde logo os convidaram para irem à procissão com a cruz peregrina e o ícone da jornada Mundial da Juventude.
Depois da missão, todos eles se reuniram na igreja Nossa Senhora do Ó e Conceição para seguirem em procissão com a cruz e o ícone da JMJ até a igreja de São Raimundo Nonato. A procissão reuniu jovens de todos os lugares, que dançavam e cantavam como forma de festejar Cristo.
Na igreja São Raimundo Nonato celebrou-se a Santa Missa, tendo esta sido presidida pelo padre Amadeu na companhia de outros padres. A missa reuniu centenas de fiéis de forma que muitos tiveram que assistir a missa do lado de fora da igreja devido a sua superlotação.
Após a missa, realizou-se um show e após este, por volta das 22 horas, foi feita uma Vigília e um momento de espiritualidade e de lá a cruz seguiu para a cidade de Inhuma.
Assim, despediram-se os jovens que foram a esta missão, com o coração alegre da certeza de dever cumprido e levando consigo a lição de que o missionário, a missionária, é como um São Francisco Xavier, um São Francisco de Assis, Teresa d´Ávila, João da Cruz, Madre Teresa de Calcutá, e tantos outros que doaram e são lembrados por suas atitudes, não apenas palavras, ensinando a  fazer o mesmo que fez Jesus, na realidade convocada pela universalidade da missão.

Texto: Lorena Castelo Branco
Fotos: Lorena Castelo Branco
Edição: Thalita Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário