quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

É hora de mãos à obra!

É hora de mãos à obra!


Fazer o ‘dever de casa’. Essa foi a palavra de ordem do encontro que reuniu os coordenadores gerais indicados pelas paróquias da Arquidiocese do Rio para estarem juntos ao Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
Foram mais de 200 pessoas presentes à reunião que aconteceu na manhã de sábado, 17 de dezembro, na sede da Arquidiocese e foi coordenada pelos setores de hospedagem, voluntariado e pastoral da JMJ, com seus respectivos responsáveis: irmã Graça Maria, padre Ramon Nascimento e diácono Leandro Lenin.
E qual é esse trabalho de casa? Irmã Graça explica: “Cada paróquia terá que estruturar sua equipe de hospedagem, de voluntariado e de catequese e então começaremos a fazer reuniões especificamente com esses setores. Não teremos mais reuniões gerais, elas serão por vicariato. Daremos formação, orientação de como deve ser feito o trabalho e vamos caminhar junto com eles para que possam responder à altura ao que está sendo pedido”.

De acordo com padre Ramon, o funcionamento de cada setor foi o principal tema do encontro, para que as pessoas compreendessem quais são as necessidades, as demandas, o que precisam fazer, quem vai atuar, como vai atuar e quem pode atuar dentro da organização prevista.
Um material contendo tudo que foi apresentado será encaminhado para que os coordenadores gerais e as próximas reuniões acontecerão em fevereiro. Até lá os coordenadores terão que enviar todos os dados aos setores responsáveis.
“Acho que demos o passo inicial para que essa roda possa girar e fazer as outras rodas se moverem na Arquidiocese do Rio de Janeiro em função da JMJ”, ressalta padre Ramon. Irmã Graça completa: “Os coordenadores gerais vão dinamizar e ajudar a Jornada a acontecer”.
O entusiasmo entre os jovens também ficou evidente na disposição em participar e no interesse em saber tudo sobre a JMJ Rio2013 “Vi que é muito trabalho. Os jovens estão animados e estão ansiosos esperando as orientações e já nesse domingo, 18, vamos fazer uma reunião para começar o mapeamento da nossa comunidade”, afirmou Dália Patrícia Gomes Taiguara, da paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Realengo.
Para Luiz Felipe, coordenador da paróquia Sagrada Família, em Campo Grande, a primeira reunião foi bastante esclarecedora e agora se segue o momento de preparação, de procurar buscar o máximo de voluntários para trabalhar e fazer com que a Jornada dê certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário